O PROJETO
Os polinizadores desempenham um serviço dos ecossistemas vital para a natureza, a agricultura e o bem-estar humano. No entanto, os polinizadores estão atualmente sujeitos a inúmeras pressões globais, desde alterações do uso e ocupação do solo que promovem a simplificação e homogeneização da paisagem, às invasões biológicas e alterações climáticas. Estas pressões representam uma ameaça à conservação de biodiversidade funcional, assim como à produção agrícola sustentável.
A definição de planos de ação concretos é crucial para o desenvolvimento de ações concertadas e estrategicamente definidas com o envolvimento de todas as partes interessadas para alcançar um grande objetivo. Assim, o Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores será um instrumento de gestão que reflete a estratégia de conservação da biodiversidade, onde se discriminam objetivos concretos a atingir, atores envolvidos, atividades a desenvolver e recursos necessários à sua realização.
OBJETIVOS
Face ao declínio da biodiversidade e às metas previstas pela UE para reverter o declínio dos polinizadores, os Estados-Membros devem elaborar, em estreita colaboração com as partes interessadas e os cidadãos, Planos de Ação nacionais para os polinizadores. Estes planos devem coordenar e estimular esforços e iniciativas em todos os setores, assim como implementar políticas públicas para inverter o declínio dos polinizadores.
O principal objetivo do projeto PolinizAÇÃO é a criação de um Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores que identifique e proponha um conjunto de ações para:
1) aumentar o conhecimento sobre os insetos polinizadores e as causas e consequências ao nível nacional do seu declínio, através da definição e implementação de um programa de monitorização, da avaliação de tendências e da capacitação e partilha de conhecimento (Tarefa 1);
2) conservar os insetos polinizadores e promover as suas populações e serviços de polinização combatendo as causas do seu declínio, através da definição de ações concretas a implementar no território nacional (Tarefa 2);
3) mobilizar e consciencializar a sociedade, e promover o planeamento estratégico e a cooperação a todos os níveis, mediante iniciativas de disseminação e divulgação de ciência e de projetos de ciência cidadã (Tarefa 3).
PRINCIPAIS AÇÕES
Avaliar o estado da arte sobre os insetos polinizadores para o território nacional (nomeadamente Portugal Continental, potencialmente extensível às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores), que vai permitir sistematizar a informação existente para o território e identificar lacunas no nosso conhecimento.
Criar um programa de monitorização dos insetos polinizadores, identificando metodologias e indicadores de monitorização, em consonância com diretrizes da iniciativa da UE para os insetos polinizadores, e incluindo ações de formação dirigidas a diferentes entidades localizadas em pontos de monitorização estratégicos e a elaboração de um guia de identificação de insetos polinizadores.
Construir o Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Insetos Polinizadores de Portugal, envolvendo os interlocutores ao nível nacional, direta e indiretamente ligados aos insetos polinizadores e à polinização, através da criação de grupos de trabalho dedicados a temáticas específicas. O Plano de Ação estará alicerçado nas diretrizes da Comissão Europeia e na experiência adquirida no Workshop Teoria da Mudança para estratégias nacionais dos insetos polinizadores promovido pela Aliança Internacional Promote Pollinators, na qual a polli.NET participou, e será acompanhado de uma consulta pública e da aprovação pelas entidades competentes da Conservação da Natureza.
Desenvolver iniciativas de disseminação e divulgação e de ciência cidadã, incluindo a produção de materiais de divulgação e realização de atividades para o público em geral. Com estas iniciativas pretende-se aumentar a consciencialização para a importância dos insetos polinizadores, envolvendo a sociedade civil na recolha de informação relevante sobre interações planta-polinizador e obtendo, ao mesmo tempo, informação importante sobre a ecologia dos insetos polinizadores em Portugal.