Gosta de plantas? Saiba que espécies escolher para ajudar os insetos polinizadores

[WILDER] 08.06.2021


Os polinizadores são o alvo da nova rede nacional polli.NET, lançada a 5 de Junho. Patrícia Garcia-Pereira, investigadora do c3Ec – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e coordenadora do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, explica-nos como podemos auxiliar este grupo tão importante para o ambiente.


Qualquer um de nós gosta de estar rodeado de plantas bonitas, com flores grandes e formas diversas. Para que as nossas plantas em vasos, varandas, quintais, jardins ou terrenos possam também servir para ajudar os insetos polinizadores, é essencial que sejam nativas.

Este é o ponto principal que é urgente alterar nos nossos comportamentos e consequentemente no mercado de floristas e hortos do país. Isto porque a nossa fauna de polinizadores está especialmente adaptada e depende das plantas silvestres.

Infelizmente, são poucas as espécies de plantas silvestres disponíveis para venda em semente, e muito especialmente em vasos. Nas floristas encontramos plantas exóticas, variedades produzidas noutros locais do mundo, algumas delas com comportamento invasor em Portugal, que têm pouco valor ecológico para albergar uma grande diversidade de insetos polinizadores.


É importante apoiar a produção de plantas nativas ou silvestres para que nos supermercados, mercados locais, floristas, estejam disponíveis para as pessoas os elementos certos para fazerem os seus espaços verdes e que possam funcionar como fonte de néctar e pólen para os insetos.


https://www.wilder.pt/naturalistas/gosta-de-plantas-saiba-que-especies-deve-escolher-para-ajudar-os-insectos-polinizadores/?fbclid=IwAR2mN2aF8za2bDQ4y_zA3g_cPNz5TZEAtjCHtRBTRbNhxy1l_N_yXtzl0ew




66 views0 comments