top of page

"European Red List of Insect Taxonomists"

A Comissão Europeia publicou no final da semana passada os resultados da 1.ª avaliação do estado de competência taxonómica de insetos na Europa, a "European Red List of Insect Taxonomists".

Tendo por base uma análise quantitativa de artigos de base taxonómica publicados em revistas científicas durante a última década e um questionário online, neste relatório é apresentada a capacidade taxonómica para cada ordem de insetos e para cada país da União Europeia.

Os resultados não são animadores! A capacidade taxonómica está ameaçada ou erodida para 41,4% e 34,5% das ordens de insetos ao nível Europeu, respetivamente. E infelizmente os resultados para Portugal são ainda menos animadores.

No final do relatório são apresentadas recomendações relacionadas com ações estratégicas, científicas e de envolvimento da sociedade, para reverter este cenário e garantir a sustentabilidade a longo-prazo do conhecimento taxonómico na Europa.

O estudo foi liderado cientificamente por Axel Hochkirch (IUCN) e coordenado pela Pensoft Publishers.

Descarreguem o relatório aqui: https://op.europa.eu/.../14039058-75ed-11ed-9887...

#insects #redlistofinsecttaxonomists #taxonomy #taxonomists #redlist #iucn #pensoft #EU #insecttaxonomists #taxonomists #entomology



6 views0 comments

NET

Imagem3.png

Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização

bottom of page