top of page

Dia Mundial do Ambiente: Atividades polinizadores

De flor em flor, lá vão os polinizadores!

Vamos conhecer os polinizadores e ajuda-los! Para isso, vamos construir hotéis de insetos, que servem de refúgio a muitas espécies de polinizadoras, e aprender a fazer bombas de sementes para lançar no jardim Himalaya e criar um prado florido para alimentar os polinizadores.

Público-alvo: crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

Horário: 10h00-12h30


𝐏𝐚𝐫𝐚 inscrição 𝐛𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥á𝐫𝐢𝐨:

https://forms.gle/HsGHN4sNQa5evwas5 , até ao dia 2 de junho.


Palestra “Os polinizadores e nós”

Os polinizadores são fundamentais no mundo em que vivemos. Eles têm enorme importância ecológica e para as populações humanas. Transportam o pólen entre flores, possibilitando a reprodução de plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores. O grupo dos polinizadores engloba animais de muitos grupos distintos, mas na sua grande maioria pertencentes ao grupo dos insetos. Sabemos que em Portugal existem alguns milhares de espécies de polinizadores, mas queremos saber muito mais. Queremos saber quem são, qual a sua distribuição no país, em que altura do ano visitam as flores e perceber um pouco mais sobre a sua abundância. Contamos com todos vós para esta tarefa!

Dinamizada por: Sónia Ferreira

Público-alvo: público em geral

Horário: 10h00-11h30


𝐏𝐚𝐫𝐚 inscrição 𝐛𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥á𝐫𝐢𝐨:

https://forms.gle/hB4Hk9LaMd2zDSk88 , até ao dia 2 de junho.


Sónia Ferreira é investigadora no CIBIO-InBIO, onde se tem vindo a dedicar ao desenvolvimento de estudos focados em insetos, com especial foco em libélulas, libelinhas, grilos e saltões. Licenciada em Biologia pela Universidade do Porto e com um Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução também pela Universidade do Porto, especializou-se na conservação de insetos. Durante o doutoramento familiarizou-se com ferramentas de análises moleculares e o estudo das relações filogenéticas entre organismos com base no ADN. Está igualmente envolvida no desenvolvimento de base de dados integrada de referência de códigos de barras de ADN de invertebrados para aplicação à deteção e identificação de espécies de invertebrados. Lançou em 2020 a iniciativa de ciência cidadã, Polinizadores de Portugal.


Os eventos são gratuitos, de inscrição obrigatória e com vagas limitadas, sendo necessária uma inscrição por cada participante e por atividade. inscrição

Dúvidas e/ou esclarecimentos: Telf. 258 247 326 / E-mail: oficinashimalaya@cmav.pt


16 views0 comments

NET

Imagem3.png

Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização

bottom of page