Curso de Apicultura UTAD

APRESENTAÇÃO


O curso está organizado segundo a tipologia de aulas teórico-práticas mas, parte delas, são de índole predominantemente teórica, enquanto outras são de cariz mais prático. A componente teórica é exposta recorrendo a apresentações em powerpoint, a pequenos filmes e equipamento apícola para melhor ilustrar os temas. Intercaladas com esta tipologia, e em conformidade com o calendário normal de atividades apícolas, são realizadas visitas periódicas ao apiário da UTAD. Nestas visitas são demonstradas e realizadas as técnicas necessárias ao maneio adequado de colónias de abelhas. Assim, os alunos têm oportunidade de ver como as abelhas obtêm os materiais e os processam para elaborar os produtos da colmeia e as técnicas que o apicultor usa para os recolher. O funcionamento de um laboratório apícola na UTAD, para prestação de serviços à comunidade, constitui uma oportunidade adicional para os alunos observarem exemplos de ocorrências patológicas e das metodologias de análise laboratorial. Os conteúdos deste curso são centrados nos conceitos básicos da biologia da Apis mellifera e no maneio das colónias para obtenção de mel e outros produtos apícolas, para que os alunos dominem um conjunto vasto de conhecimentos em apicultura como uma atividade economicamente rentável e sustentável. Em complemento, as tarefas experimentais realizadas no apiário e laboratório devem consolidar tais conhecimentos e, ainda, dotar os alunos de algum treino sobre técnicas e cuidados a ter em conta na atividade referida e em trabalhos de investigação que possam vir a desenvolver no futuro.


Com este curso pretende-se que o aluno adquira competências com uma visão estruturante sobre as várias temáticas em estudo, que sirvam de base a futuros aprofundamentos com maior cariz científico. A aquisição dos conhecimentos técnicos visados por este curso, os quais estão definidos nos objetivos é concretizada essencialmente com a participação ativa do aluno nas aulas e completada com a leitura da bibliografia recomendada e discussão de artigos científicos temáticos. Durante as horas de contacto tutorial é disponibilizado ao aluno a orientação necessária a um desenvolvimento mais pormenorizado dos temas que suscitem maior interesse por parte do mesmo.


OBJETIVOS


Dotar o aluno dos conhecimentos fundamentais a biologia da abelha e as técnicas de maneio que lhe permitam instalar e manter de forma sustentável e saudável, um apiário de produção sob a influência das mais diversos condicionalismos ambientais.



DESTINATÁRIOS


Pessoas envolvidas na fileira do mel, designadamente produtores, grossistas, embaladores e de preferência técnicos apícolas. Interessados em iniciar a atividade em apicultura.


Pré-requisitos / condições de acesso


De preferência ter o 12º ano na área de ciências.


MAIS INFO: https://www.utad.pt/gform/event/curso-de-apicultura-2022/?fbclid=IwAR3TvxAaHKr-3sDF5VgZimdEL0tlauPHmBdWS_iCiiiiHnNKxOzKd0DZYDA



2 views0 comments