Apresentação do livro "Polinizadores, polinizados e alguns (outros) vizinhos"

[CIBIO] (30.05.2021) VISEU


No dia 30 de Maio teve lugar na Mata do Fontelo (Viseu), a apresentação do livro Polinizadores, polinizados e alguns (outros) vizinhos, resultado final de uma iniciativa de Ciência Cidadã iniciada em 2020, em pleno contexto de pandemia e que registou e selecionou um conjunto de insetos e aracnídeos observáveis em Viseu, bem como algumas das espécies de plantas onde podem ser observados. Desse registo e dessa seleção, nasceu uma narrativa da autoria de R.M. Ribeiro, ilustrada por Zétavares, e com revisão científica de Sónia Ferreira.


O livro, destinado preferencialmente a um público juvenil, pretende ser uma introdução à complexidade dos ecossistemas e à importância da biodiversidade, sobretudo no que à polinização e aos polinizadores diz respeito. Nas cerca de 70 páginas da obra, poderão encontrar-se desde os polinizadores mais "comuns" como a Abelha-do-mel, até algumas espécies menos imediatas na identificação, casos da Mosca-Amarela ou de algumas espécies de Vespas, que contribuem para o mesmo processo.


Tendo como ponto de partida o Fontelo e os espaços verdes existentes em Viseu, abordam-se também algumas espécies que, não sendo polinizadores, são essenciais à "saúde" da Natureza. Um desses exemplos é a Vaca-Loura (também conhecida simplesmente por "Carocha"), espécie legalmente protegida e o maior escaravelho da Europa, que em Viseu pode ser comprovadamente observado no Fontelo, Parque Aquilino Ribeiro, Parque da Aguieira e Cava de Viriato.


A apresentação contou com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Eng.ª Conceição Azevedo e a equipa do projeto. O projeto foi financiado ao abrigo do Programa Municipal de Apoios Viseu Cultura - Linha Criar.





76 views2 comments