[VÁRIOS] (18-20.05.2022) Angra do Heroísmo.
O primeiro Dia Mundial da Abelha foi celebrado a 20 de maio de 2018 em Breznica, na Eslovénia, onde nasceu em 1734 Anton Janša, um pioneiro da apicultura moderna. Em homenagem, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação assinalou essa data, que visa enfatizar a importância vital que as abelhas e restantes polinizadores representam para o equilíbrio, saúde e sustentabilidade dos ecossistemas e sistemas alimentares. Os insetos polinizadores encontram-se atualmente ameaçados pelos efeitos combinados das alterações climáticas, agricultura intensiva, pesticidas, redução da biodiversidade e poluição.
O Observatório do Ambiente dos Açores - Centro de ciência de Angra do Heroísmo em parceria com a Universidade dos Açores, Grupo da Biodiversidade dos Açores, cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Projeto As Nossas Quintas da Cáritas e a Sociedade Portuguesa de Entomologia, realizam um conjunto de atividades sobre o tema entre os dias 18 e 20 de maio.
O conjunto de atividades realizar-se-á no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e inclui uma conversa sobre os polinizadores, onde os participantes ficarão a saber quem são, porque são importantes e se estarão em perigo e como podemos ajudá-los; uma ação sobre a vida da abelha social - Apis mellifera; uma oficina de estampagem e ainda atividades de observação de espécimes e estruturas morfológicas à lupa.
As atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia pelo ccah.oaa@gmail.com ou pelo telefone 295 217 845.
