A Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) Save Bees and Farmers ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas válidas, o que levou a que a Comissão Europeia (CE) considere a Iniciativa.
Este sucesso marca um desejo muito claro e veemente dos cidadãos da UE de reduzir fortemente o uso de pesticidas.
Os 1,1 milhões de cidadãos da iniciativa exigem a eliminação progressiva dos pesticidas sintéticos e o restauro da natureza nas áreas agrícolas. Como próximo passo, os organizadores serão convidados pela CE e, no prazo de 3 meses, terá lugar uma audição no Parlamento Europeu para discutir com os eurodeputados as exigências da ICE.
A Iniciativa está a pedir: - A eliminação gradual de 80% do uso de pesticidas sintéticos até 2030 e 100% até 2035
- O restauro da biodiversidade em terras agrícolas
- apoio financeiro para que os agricultores façam a transição para práticas agroecológicas
Saibam tudo no comunicado da BeeLife European Beekeeping Coordination, um dos membros desta aliança.
Em Portugal, esta aliança conta com a LPN - Liga para a Protecção da Natureza, SPEN - Sociedade Portuguesa de Entomologia, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, FNAP, Apis Domus, como membros, entre outras associações.
